Dados do Trabalho
Título
Detecção de Lesões Neoplásicas Cutâneas por Magnificação de Imagem Robótica-Assistida: uma Ferramenta para Educação Médica.
Introdução
Utilização de equipamento robótico por meio de plataforma eletrônica experimental e de uso livre 'Arduino' ® com o propósito educacional. Essa ferramenta auxilia no método de ensino focado na prática médica. O uso de microscópio digital com magnificação de imagem tem aplicabilidade em modelos de EPA (Entrustable Professional Activity) e OSCE (Objective Structured Clinical Examination) para ensinar alunos de medicina sobre neoplasia dermatológica, podendo ser facilmente manuseado por educadores em ambulatórios, laboratórios de habilidades médicas e em cenários realísticos ou simulados.
Objetivo
Observar detalhadamente lesões cutâneas benignas e malignas por meio de microscópio digital para aprimorar o reconhecimento de dermatopatologias tumorais durante a graduação médica.
Relato do caso
Foram utilizadas as instruções de configuração do equipamento fornecidas pelo fabricante do braço robótico, além de sincronização de manípulo (joystick) e a associação do microscópio digital acoplado à garra do robô. O microscópio possui capacidade de ampliação de imagem de cinquenta a mil vezes, com alta qualidade, podendo superar a de um dermatoscópio convencional. A simulação mostrou-se eficaz para realização do exame físico, uma vez que analisa todo o tegumento e detalha as características das lesões elementares, lesões precursoras e tumorais, como pigmentação, vascularização e ulcerações. A identificação das neoplasias cutâneas também possibilita a aplicação do Protocolo SPIKES para comunicação de más notícias. Além disso, as imagens podem ser armazenadas, transmitidas simultaneamente por projetor de alta definição para uso coletivo, o que é útil até mesmo para o ensino à distância e análise posterior.
Conclusão
Essa é uma ferramenta inovadora, de fácil manuseio e de baixo custo, podendo substituir o dermatoscópio em ambiente educacional. A utilização deste equipamento permite o treinamento de acadêmicos em diversos contextos pedagógicos, devendo ser incentivada em disciplinas da área de dermato-oncologia.
Palavras-chave
Método de ensino; graduação médica; microscópio digital; neoplasias cutâneas.
Área
Educação e saúde pública
Categoria
Relatos e séries de casos
Instituições
Hospital Santa Virgínia - São Paulo - Brasil, Universidade de Santo Amaro - São Paulo - Brasil, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - São Paulo - Brasil
Autores
JULIA OLIVEIRA DE ALARCON PINTO, Hezio Jadir Fernandes Junior, Artur Costa Fernandes, Enrico Ferreira de Andrade, Gustavo de Alarcon Pinto