Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DE DIAGNÓSTICO E TEMPO PARA INSTITUIÇÃO DE TRATAMENTO EM PACIENTES COM CÂNCER DE PELE NÃO MELANOMA SEGUNDO IDADE NO BRASIL ENTRE 2013 E 2022
Introdução
O Câncer de pele não melanoma corresponde a cerca de 30% dos tumores malignos no Brasil, sendo o câncer mais comum no país. É um câncer com alto percentual de cura se detectado e tratado precocemente e sendo mais comum em pessoas maiores de 40 anos de idade.
Objetivo
Avaliar de forma crítica como ocorre a distribuição do câncer de pele não melanoma e o tempo entre esse e a instituição do tratamento de acordo com a idade.
Método
Trata-se de estudo ecológico, no qual os dados do banco de dados banco de dados PAINEL-Oncologia (DATASUS) foram utilizados para coleta do ano de diagnóstico e momento de início de tratamento de acordo com a confirmação do diagnóstico. Considerou-se p<0,05 significativo.
Resultados
Computou-se um total de 269.433 de diagnósticos de câncer de pele não melanoma, com uma média de 26.943,30/ano, mediana de 16.193 (Q1=2803,23; Q3=55.079,25) e um crescimento percentual médio de 121% (±3,23) diagnósticos/ano. No período analisado, foram observados um total de 92.147 tratamentos que tiveram sua modalidade terapêutica discriminada (34% das notificações), com 54.702 (59%) desses realizados no dia do diagnóstico e 34.157(37%) após esse. Ademais, foi possível observar uma associação entre as variáveis faixa etária e tratamento no momento do diagnóstico (X²=216,9; p<0,05), indicando influência de uma para ocorrência da outra.
Conclusão
Observa-se crescimento do número de diagnósticos notificados com maior preponderância em adultos e adultos mais velhos. A faixa etária aparenta ser um fator associado à instituição de tratamento no dia do diagnóstico no período analisado.
Palavras-chave
Câncer de pele não melanoma; Tempo para tratamento; Diagnóstico; Saúde pública.
Área
Pele
Categoria
Estudos retrospectivos
Instituições
Universidade do Estado da Bahia - Bahia - Brasil
Autores
PEDRO EDUARDO DE MOURA SOUZA, João Henrique Fonseca do Nascimento, Carla Suanny de Santana Sena, André Gusmão Cunha, André Bouzas de Andrade